PM de Minas lança site para recuperar celulares furtados ou roubados pelo número do IMEI


Medida da PMMG pode ajudar na localização dos telefones durante as abordagens.

Através de uma iniciativa do 48º Batalhão de Polícia Militar da cidade de Ibirité, na grande BH, os crimes de furto e roubo de celulares serão reprimidos com a ajuda de um site aonde ficará registrado o número do IMEI dos aparelhos celulares dos cidadãos, ou seja, em um banco de dados da PMMG.

FUNCIONA ASSIM: O cidadão precisa cadastrar o número do IMEI do seu celular no site Celular Seguro. Caso ocorra um furto ou roubo deste aparelho, basta acessar novamente o site e comunicar à polícia. Em caso de abordagens, a polícia poderá conferir se o IMEI do aparelho que estiver com o suspeito está cadastrado no banco de dados e verificar se existe alguma queixa de crime em aberto.
Os roubos e furtos de telefones celulares vem aumentando cada vez mais em Minas Gerais e em todo o país. Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS), em 2015 Minas Gerais teve 48.955 registro de roubos de celular. Já os registros de furtos somaram 42.243 ocorrências registradas. O Brasil é o segundo país do mundo em roubo destes aparelhos. São mais de 1 milhão de celulares roubados por ano.


O que é IMEI? / Como saber o IMEI do meu telefone?



IMEI (sigla em inglês para: International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, na tradução em Portuguêsé um número contido em cada aparelho celular e cada um tem o seu. É como se fosse a placa de um veículo ou o número de um RG ou CPF, por exemplo. 

Assim que a pessoa adquire um celular, é importante anotar e manter guardado o número do IMEI do aparelho, pois caso aconteça um furto ou roubo, o mesmo possa ser informado no registro do boletim de ocorrência.
Para saber o IMEI do seu telefone celular é fácil; basta digitar o código *#06# no lugar onde se digita os números para fazer uma chamada telefônica e pronto.



E O RASTREAMENTO DE CELULAR: Você sabe como funciona?

Para quem utiliza aparelhos que usam os sistemas Android, iOS (iPhone) ou Windows Phone aí vai uma dica: lá no site Celular Seguro da PMMG é possível também aprender passo a passo como configurar e usar a ferramenta de rastreamento do telefone. É uma outra forma de tentar localizar o seu aparelho em caso de perda, furto ou roubo.






Compartilhe no Google Plus

Por Adm. Site

O cidadeBH.com é um site de variedades do Estado de Minas Gerais. Continue com a gente participando das nossas redes sociais: www.facebook.com/cidadebh /// www.twitter.com/cidadebh