SAÚDE CAPILAR: Confira os mitos e verdades sobre os cuidados com os cabelos




Especialista revela os principais mitos e verdades sobre o assunto e dá dicas de cuidados com as madeixas


Os cabelos são a moldura do rosto e mais do que aumentar a autoestima, manter as madeixas fortes e bem tratadas é sinal de beleza e de saúde. Mas, para manter os cuidados adequados com os fios, todos os dias é preciso dedicação e informação. Por isso, a médica especialista em transplante capilar, Dra. Cristiane Câmara Alves, revela os principais mitos e verdades sobre os cuidados com os cabelos e a saúde capilar:


1 - Lavar os cabelos todos os dias causa queda capilar?
MITO. Pelo contrário; a boa higienização do couro cabeludo reduz a queda de cabelos. Manter os cabelos sujos obstrui os poros e aumenta o oleosidade do couro cabeludo. Com a lavagem, apenas os fios soltos costumam cair.

2- O uso de boné ou chapéu faz cair os cabelos?
MITO. O uso de boné ou chapéu não faz os cabelos caírem, mas pode agravar doenças como dermatite seborreica (caspa) em pessoas que os utilizam por longos períodos, diariamente. Bonés e chapéus aumentam a oleosidade do couro cabeludo, que contribui para a queda do cabelo. Eles em sí não fazem os cabelos caírem, mas podem agravar problemas que estão diretamente ligados à calvície.

3- Estresse pode causar a queda dos cabelos?
VERDADE. Após traumas emocionais ou físicos, pós-parto, interrupção do uso de pílula ou de reposição hormonal, infecções, doenças da tireoide, deficiências nutricionais ou dietas muito restritivas, pode ocorrer uma queda intensa de cabelo, denominada eflúvio telógeno.

4- Os Secadores e as chapinhas são mesmo vilões para os fios?
VERDADE. Se usados com muita frequência, eles podem causar danos térmicos aos fios do cabelo, provocando a perda de brilho e ressecando as pontas.

5- O cabelo acostuma com um mesmo shampoo?
MITO. O que acontece na realidade é que os produtos deixam resíduos e têm cabelos que se adaptam melhor a algumas substâncias que podem estar presentes em outros shampoos. Por isso, quando se troca de produto, os resíduos deixados pelo anterior são eliminados, melhorando o aspecto do cabelo.

6- O Meu cabelo cai muito. Será que vou ficar careca?
É normal que todos percam uma média de 100 fios por dia. Perdendo até essa quantidade, o própria ciclo do cabelo torna a queda imperceptível no volume total.




Dicas para evitar a queda de cabelo

Imagem: Pixabay



  • Lavar os cabelos pelo menos 2 vezes por semana. Não é necessário lavar todos os dias, a menos que você tenha os cabelos muito oleosos. O ideal é lavar sempre que os cabelos estiverem sujos, e este tempo pode variar de pessoa para pessoa;
  • Enxaguar muito bem os cabelos, retirando todo o shampoo e o condicionador. Este cuidado evita a oleosidade da raiz, evitando a queda de cabelo;
  • Desembaraçar os cabelos ainda no banho quando passar o creme ou condicionador, começando o processo pelas pontas, deixando a raiz por último;
  • Só prender os cabelos quando eles estiverem bem secos, pois do contrário a raiz pode sofrer danos, favorecendo a queda.
  • Não se estresse e pratique exercício físico com regularidade, pois assim a circulação sanguínea melhora e consequentemente os cabelos ficam mais fortalecidos e resistentes à queda.
  • Investir numa alimentação saudável, rica em vitaminas e minerais, pois isto vai ajudar a fortalecer a raiz do cabelo, restringindo a sua queda;


Dra. Cristiane Câmara Alves é graduada em medicina pela UNIFENAS e especialista em Transplante Capilar pelo Instituto Bauman Medical Group, P.A.
Compartilhe no Google Plus

Por Adm. Site

O cidadeBH.com é um site de variedades do Estado de Minas Gerais. Continue com a gente participando das nossas redes sociais: www.facebook.com/cidadebh /// www.twitter.com/cidadebh