PERMISSÃO PARA DIRIGIR (PPD): O que devo fazer para NÃO ter a habilitação cancelada?

Imagem: Pixabay














Permissão para Dirigir (PPD) - Infrações de trânsito - Habilitação cancelada

Quem passou no exame de direção do Detran e portanto, acabou de conquistar a carteira de motorista, ou melhor, a PPD (Permissão para Dirigir) - que é uma espécie de "habilitação provisória" - deve ficar muito atento nos próximos 12 meses para não cometer certas infrações de trânsito e acabar perdendo o direito de dirigir. 

Caso isso aconteça, a pessoa tem que voltar novamente para a auto-escola e começar todo o processo de habilitação do zero, ou seja, fazer as aulas teóricas, a provinha de legislação, as aulas de direção, e por fim, o exame final de direção no Detran.

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Permissão Para Dirigir (PPD) é um documento transitório de habilitação, idêntico a habilitação definitiva, mas que possui um prazo de validade de 1 ano. Durante este "período de experiência", o motorista recém-habilitado será "colocado à prova" sobre o seu comportamento no trânsito.  

Ele não deve cometer NENHUMA infração de trânsito de natureza GRAVÍSSIMA ou GRAVE ou COMETER 2 INFRAÇÕES MÉDIAS.  Por exemplo, avançar um semáforo vermelho (que é uma infração gravíssima), já seria motivo suficiente para ter a PPD cancelada.

Portanto, se você acabou de tirar a sua carteira de motorista, procure dirigir com muito cuidado durante esse primeiro ano. É claro, procure ser um motorista exemplar durante toda a vida; tenha sempre atenção no trânsito, dirija com responsabilidade e procure dar exemplos no trânsito.



Compartilhe no Google Plus

Por Adm. Site

O cidadeBH.com é um site de variedades do Estado de Minas Gerais. Continue com a gente participando das nossas redes sociais: www.facebook.com/cidadebh /// www.twitter.com/cidadebh