Mau Hálito atinge cerca de 50 milhões de brasileiros

90% dos casos estão associados à má higiene bucal.

O mau hálito é um problema bastante constrangedor para quem tem e para quem sente e pode acabar provocando a rejeição social, comprometendo a vida de quem sofre com o problema e o seu bem-estar. No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), aproximadamente 30% da população sofre com mau hálito; cerca de 50 milhões de pessoas. 
A cirurgiã-dentista Dra. Regina Bregalda, especialista em implantodontia, explica que atualmente existem mais de 60 causas para a halitose, sendo que em 90% dos casos ela está associada à má higiene bucal ou cáries. “A má conservação dos dentes, inflamação das gengivas, abscessos, alimentos retidos entre os dentes, ressecamento bucal e menor produção de saliva estão entre as principais causas do distúrbio, além da saburra e dos cáseos”.
A saburra lingual é uma placa bacteriana esbranquiçada ou amarelada localizada no fundo da língua. Ela é causada devido a uma diminuição na produção da saliva ou por causa de uma maior descamação epitelial (pedacinhos bem pequenos de pele que se desprendem dos lábios e das bochechas). Às vezes, as duas coisas podem acontecer ao mesmo tempo.


Já os cáseos amigdalianos são pequenas bolinhas viscosas e amareladas que possuem um odor desagradável e que também são formados pela diminuição da saliva ou pelo aumento da descamação epitelial. No entanto, eles ficam no fundo da garganta, em pequenas cavidades nas amígdalas. Os cáseos podem ser expelidos durante a fala, tosse ou espirros.


AS PRINCIPAIS DICAS PARA EVITAR O MAU HÁLITO

  • Beber muita água, para manter a boca sempre umedecida;
  • Evitar permanecer muitas horas sem se alimentar;
  • Fazer uma boa higiene bucal, escovando os dentes, esfregando a língua e usando o fio dental;
  • Cuidar da alimentação, que deve ser balanceada.

Dra. Regina Bregalda é Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-graduada em Prótese Dentária pelo Instituto de Estudos da Saúde & Gestão Sérgio Feitosa (IES), Especialista em Implantodontia pelo Grupo de Apoio à Pesquisa Odontológica na Faculdades Unidas do Norte de Minas (GAPO/Funorte), Pós-graduada em Cirurgia Avançada, também pela Funorte, Pós-graduada em Bioplastia, Plástica Gengival e Estética Global do Sorriso pelo Instituto de Biologia Oral (IBO).








Compartilhe no Google Plus

Por Adm. Site

O cidadeBH.com é um site de variedades do Estado de Minas Gerais. Continue com a gente participando das nossas redes sociais: www.facebook.com/cidadebh /// www.twitter.com/cidadebh