BRUXISMO: Ato de ranger os dentes tem tratamento alternativo com botox


A disfunção da articulação temporomandibular (ATM), conhecida como bruxismo, é uma disfunção que acontece quando a pessoa possui o hábito inconsciente de ranger os dentes durante o dia, e principalmente à noite durante o sono.

"As causas podem ser desde ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão, até o alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão) e outros problemas do sono, como a apneia, por exemplo’’, explica a cirurgiã dentista Regina Bregalda.   

Para a especialista, nicotina do cigarro, álcool, cafeína e drogas também podem aumentar o risco de bruxismo. Os danos mais comuns à saúde bucal gerados pela disfunção são:  desgaste do esmalte dentário e até mesmo da dentina; quebra dos dentes e próteses; sensibilidade dentinária; dor e mobilidade dos dentes; dor facial devido à força com que os músculos maxilares são pressionados; dor de cabeça, entre outros. 

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 30% da população mundial sofre com algum tipo de disfunção da articulação temporomandibular (ATM). A mais comum delas é o  bruxismo, que no Brasil já atinge uma média de 20 a cada 100 pessoas.


Tratamento
O método mais conhecido e o mais utilizado para tratar o bruxismo é a utilização de placas estabilizadoras de resina, que protegem os dentes e demais componentes do sistema mastigatório. Mas para muitas pessoas elas são consideradas desconfortáveis, atrapalham o sono, provocam salivação excessiva e até causam mau hálito. 

Como alternativa, o uso da da toxina botulínica - popularmente conhecida como botox - vem ganhando força como tratamento alternativo e inovador no combate ao bruxismo. O uso do botox em determinados pontos do músculo masseter, possui um papel muito importante na mastigação, faz com que os problemas relacionados ao bruxismo desapareçam depois de cerca de cinco dias. A possibilidade e o tempo de uma nova aplicação, dependerá da severidade dos sintomas de cada paciente.
O botox ganhou fama nos tratamentos estéticos por retardar o surgimento de marcas de expressão, e agora tem conquistado espaço no combate a dores provenientes do apertamento dentário, aliviando assim as dores de cabeça e relaxando os músculos da face. 

Além de combater o bruxismo, o botox também está sendo usado em tratamentos para deixar o sorriso mais bonito, sobretudo quando a gengiva aparece mais do que deveria (sorriso gengival).


Dra. Regina Bregalda é Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Pós-graduada em Prótese Dentária pelo Instituto de Estudos da Saúde & Gestão Sérgio Feitosa (IES), Especialista em Implantodontia pelo Grupo de Apoio à Pesquisa Odontológica na Faculdades Unidas do Norte de Minas (GAPO/Funorte), Pós-graduada em Cirurgia Avançada, também pela Funorte, Pós-graduada em Bioplastia, Plástica Gengival e Estética Global do Sorriso pelo Instituto de Biologia Oral (IBO).







Compartilhe no Google Plus

Por Adm. Site

O cidadeBH.com é um site de variedades do Estado de Minas Gerais. Continue com a gente participando das nossas redes sociais: www.facebook.com/cidadebh /// www.twitter.com/cidadebh