A importância das proteínas para a saúde

Proteínas - Alimentação - Saúde















As proteínas têm um papel fundamental na alimentação de qualquer pessoa. São nutrientes extremamente necessários dentro e fora das nossas células, pois cumprem as mais diversas funções no nosso organismo.

Para as pessoas que praticam alguma atividade física, elas são ainda mais importantes, pois, além de fornecer energia para o corpo, as proteínas são responsáveis pela constituição do que chamamos de massa corporal magra. As principais funções das proteínas no nosso organismo são constituir os músculos, os hormônios que regulam o funcionamento de diversos órgãos do corpo, e formar os anticorpos que nos protegem de agentes agressores.

O nosso organismo não fabrica quantidades suficientes de proteína para manter e/ou proporcionar o ganho de massa muscular e garantir os benefícios desse nutriente à saúde, por isso, precisamos suprir essa necessidade através da alimentação. Uma dieta rica em proteínas, combinada com exercícios, favorece o emagrecimento saudável. Isso porque os dois trabalham juntos para eliminar os quilos extras sob a forma de gordura, e não de massa muscular. Mas nada de exageros! A proteína também é responsável pelo ganho de músculos e, na intenção de ter um corpo definido, algumas pessoas acabam ultrapassando a quantidade adequada de consumo. É importante saber que qualquer nutriente quando consumido de forma excessiva pode gerar prejuízos à saúde, com a proteína não é diferente.

Os principais alimentos ricos em proteínas são:

Leite, Queijos, Ovos e Carnes (escolha as menos gordurosas e inclua no seu cardápio). Embora em quantidades menores que os outros alimentos, os cereais integrais, feijões, diversos legumes e vegetais folhosos também possuem proteínas. 

O importante é sempre manter um consumo regular desses alimentos para garantir o bom funcionamento do seu corpo.






Compartilhe no Google Plus

Por Adm. Site

O cidadeBH.com é um site de variedades do Estado de Minas Gerais. Continue com a gente participando das nossas redes sociais: www.facebook.com/cidadebh /// www.twitter.com/cidadebh